• O que é o Tradicionalismo?
  • Apego às tradições e usos antigos.

  • O que é o Nativismo?
  • Amor que a pessoa tem pelo chão onde nasceu, onde é nato. Associado ao nativismo, existem duas palavras muito utilizadas: pago, que é onde se nasceu equerência, onde se vive. Exemplo: “Eu sou dos pagos do Alegrete, mas estou aquerenciado em Porto Alegre”.

  • Gaúcho
  • Nome pelo qual é conhecido o homem do campo na região dos pampas da Argentina, Uruguai e do Rio Grande do Sul e, por extensão, os nascidos neste estado brasileiro

    Originariamente, o termo foi aplicado, em sentido pejorativo (como sinônimo de ladrão de gado e vadio), aos mestiços e índios, espanhóis e portugueses que naquela região, ainda selvagem, viviam de prear o gado que, fugindo dos primeiros povoamentos espanhóis, se espalhava e reproduzia livremente pelas pastagens naturais. Igualmente livre, sem patrão e sem lei, o gaúcho tornou-se hábil cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira.

    No séc. XVIII, foi o gaúcho brasileiro um instrumento de fixação portuguesa no Brasil meridional, contribuindo para a manutenção das fronteiras com as regiões platinas. Com o estabelecimento das fazendas de gado e com a modificação da estrutura de trabalho, o gaúcho perdeu seus hábitos nômades, enquadrando-se na nova sociedade rural como trabalhador especializado: era o peão das estâncias.

    O reconhecimento de sua habilidade campeira e de sua bravura na guerra fez com que o termo “gaúcho” perdesse a conotação pejorativa. Paralelamente, surgiu uma literatura gauchesca, incorporando as lendas de sua tradição oral e as particularidades dialetais, e exaltando sua coragem, apego à terra, seu amor eliberdade.

  • Qualidades do Gaúcho
    1. Hospitalidade
    2. Coragem
    3. Nativismo
    4. Respeito à palavra empenhada
    5. Apego aos usos e costumes
    6. Cavalheirismo

    Extraido de http://www.paginadogaucho.com.br

    About these ads