Bem galera

Nos dias 28 e 29 de março, o Ivi esteve reunido nas dependências do Colégio São Lucas, nossos amigos de toda hora, para mais uma vez confraternizar mediante o nosso 6º Retiro.

Nessa ocasião sob a coordenação dos amigos, Paulo e Juliana Vargas e Aline e Fábio Vargas, fomos presenteados com diversas tarefas de auto-conhecimento, diversão e muita informação. Entre as tarefas que foram distribuídas, uma delas foi a apresentação da primeira parte do Tema do MTG para o ano de 2009 – CONSTRUINDO NO CTG O VALOR E O SENTIDO DO TRADICIONALISMO.

O grupo foi dividido em cinco equipes, onde cada uma recebeu uma parte da tese de Barbosa Lessa “O sentido e o valor do tradicionalismo” para apresentar ao público presente com forma de apresentação livre. Dentre as apresentações houveram encenações teatrais, teatro de bonecos, apresentação de projeto a ser aplicado e apresentações em equipamentos específicos.

Os debates acirrados sobre as questões do enfraquecimento dos grupos sociais e sobre as várias formas como discutimos as questões da sociedade tradicionalista e perspectivas em relação ao futuro, nos deixou bastante confiantes de estarmos andando no caminho certo.

Teatro de bonecos

Teatro de bonecos

 

Todo esse trabalho nos deu energias para continuar divulgando nosso movimento, influenciando as pessoas do nosso meio e de outros segmentos a participarem mais da preservação do nosso maior legado, a cultura gaucha.

 

Leandro Lautert